Quantcast
Viewing latest article 1
Browse Latest Browse All 10

PMBOK Guide 5a edição – Seção 1.1 – Introdução

Estou montando um mini-curso do PMBOK 5a edição e, visando a disseminação do conhecimento e estimulo a discussões, vou fazer mini-posts sobre cada seção do guia.

O capítulo 1 começa com uma introdução ao guia PMBOK.

O PMBOK Guide é uma publicação do Project Management Institute (PMI), uma das maiores associações sem fins lucrativos da profissão de gerenciamento de projetos.

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) identifica um subconjunto de boas práticas do que é conhecido sobre gerenciamento de projetos.

Ele apresenta conhecimento, processos, habilidades, ferramentas e técnicas que podem aumentar a chance de sucesso de um projeto.

Além disso ele provê um vocabulário comum para a profissão de gerenciamento de projetos.

O PMBOK não é uma metodologia, mas sim um guia, em constante evolução e que pode ser utilizado em conjunto com outras metodologias e ferramentas como agile, waterfall, PRINCE2 e etc.

Em seguida, é abordado a importância Código de Ética e Conduta Profissional, que se aplica globalmente e contém os pilares que os profissionais devem se basear em relação a responsabilidade , respeito, justiça e honestidade.

O código de ética é fundamental, e inclusive, aceitá-lo é requisito obrigatório para tirar as seguintes certificações:
-Certified Associate in Project Management (CAPM)
-Project Management Professional (PMP)
-Program Management Professional (PgMP)
-PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)
-PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)
-PMI Scheduling Professional (PMI-SP)

O PMBOK não entra em detalhes, mas é importante lembrar que o PMI possui uma série de outras publicações bastante interessantes como The Standard for Program Management, The Standard for Portifolio Management, Practice Standard for Work Breakdown Structures, entre outros.

Esses outros padrões e guias podem ajudá-lo a aumentar ainda mais a chance de sucesso do seu projeto, assim como outras metodologias e ferramentas podem, dependendo das características do seu projeto.

Outro ponto não mencionado mas bastante interessante para o profissional de gestão de projetos, é que você pode se filiar ao PMI, e ter descontos nas certificações, em cursos e ainda acessar uma série de materiais eletronicamente, inclusive o próprio PMBOK.

A filiação tem um custo anual, que depende do seu país, se você é estudante ou profissional e etc. De qualquer forma, pelo tanto de benefícios que a filiação oferece, eu particularmente acredito que vale muito a pena. Para se filiar, entre em http://www.pmi.org.

Você também pode se filiar a um capítulo do PMI perto de você, como o PMI São Paulo.

[Fim do resumo da seção 1.1]

Eu trabalho na indústria de TI há 14 anos e já trabalhei com algumas metodologias/processos ágeis e não-tão-ágeis (PRINCE2, Lean, Scrum, RUP, CMMI, Waterfall e etc).

Um testemunho que gostaria de dar é que após ter feito um curso preparatório do PMI-SP, ter estudado (e passado na prova) e aplicado o conhecimento do PMBOK nos meus projetos de TI, o nível de sucesso dos meus projetos e da satisfação profissional aumentou drásticamente.

A minha experiência de unir o PMBOK com Scrum (que utilizei em vários projetos) ou PRINCE2 (utilizei em apenas um projeto) foi fantástica. Sem contar que agora a quinta edição está ainda mais alinhada com as metodologias ágeis.

Você já fez esse mix nos seus projetos? O que achou?

Eu gostei bastante também da certificação Agile Certified Practitioner, com um mix de conhecimento sobre Lean, XP, Kanban e Scrum. E você, o que achou?


Viewing latest article 1
Browse Latest Browse All 10

Trending Articles